sábado, 23 de maio de 2009

Merchandising X Promoção de Vendas

Merchandising X Promoção de Vendas
Continuando o nosso papo sobre merchan, hoje veremos como merchadising pode se confundir com Promoção de vendas. Merchan como vimos anteriormente é a venda sem palavras, a venda sem o vendedor presente, só pela embalagem, os expositores, espaço nas lojas. Já a promoção de venda tem como objetivo promover vendas assim como o merchandising, mas usa muito mais apelo que os materiais no ponto de venda. Normalmente são estratégias de efeito rápido com curta ou média duração. Caracteriza-se por utilizar a promessa e a oferta de benefícios adicionais, gerando uma vantagem ao público trabalhado. Oferece ofertas ou condições especiais de vendas para seus clientes, visando uma maior rotatividade de um serviço/produto, ou um aumento da demanda do mesmo.
Enquanto o merchandising pode ser usado por tempo inderteminado, a promoção de vendas tem um prazo determinado.
Ainda não entendeu muito bem a diferença entre os dois: enquanto o merchan usa a promoção dos 4P's a seu favor, a promoção de vendas utiliza o preço dos 4P's a seu favor.
Como já vimos bastantes exemplos de merchan aqui, vamos nos concentrar em apresentar alguns exemplos de promoção de vendas para vocês entenderem. Aqui vão alguns exemplos:
  • Quarta da carne – 25 % de desconto
  • Dias das mães - leve 3 blusas e pague duas.
  • Juntando 3 rótulos do produto + R$ 5,00 você ganha uma miniatura.
  • Brinde anexado ao produto. (Ex: compre o shampoo e ganhe o condicionador)
  • Roletas e outros brindes instantâneos (compras acima de R$ 50,00 reais giram a roleta)
  • Cupons (compras acimas de R$ 60,00 reais ganham um cupom para participar da promoção).
  • Embalagens reutilizáveis (Ex: copo de requeijão)
  • Preços promocionais.


E para terminar, alguns pontos em comum entre merchan e a promoção de venda: diferencia a sua marca da concorrência, Aumenta a participação no mercado, Induz os consumidores à experimentação e a compra influencia os consumidores estimulando a fidelidade da marca por causa de uma ação feita no P.D.V., ou em um comercial.

2 comentários:

  1. Se depois dessa explicação ainda resta duvida sobre o que é promoção de vendas ou merchandising...realmente você não nasceu para o marketing. (hehe)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, simples e direto. Parabéns!

    ResponderExcluir

BlogBlogs.Com.Br BlogBlogs.Com.Br